Imposto de Renda 2019 Restituição

Restituição Imposto de Renda 2019

Todos nós pagamos nossos impostos, seja recebendo seu salário ou pagando seu aluguel, mas uma vez ao ano você tem que realizar a Declaração do Imposto de Renda 2019, é comum ocorrer entre os meses de Março e Abril, fazendo isso a Receita Federal pode avaliar se você pagou mais ou menos daquilo que devia, se for provado que você pagou mais imposto do que devia a Receita Federal faz uma Restituição do IR 2019.

imposto-de-renda-restituicao

Ou seja, ela vai devolver parte do dinheiro pago a você. Se sua declaração não tiver nenhum problema, a Receita Federal faz a restituição até o mês de dezembro do ano que você declarou. Seguindo a regra de: quanto mais cedo você fizer sua declaração, mais cedo irá receber sua restituição.

Um detalhe que você deve lembrar é se você estiver no ano de 2019 você vai declarar o ano de 2019, isso é um exemplo simples, apenas para entender como funciona. A declaração do Imposto de Renda só pode ser feita em relação ao ano anterior, consequentemente, a sua restituição também vai pertencer ao outro ano, não se esqueça disso e não se confunda, se eles acharem que você tentar levar a melhor sobre eles, você vai preso.

Como vou receber minha Restituição do IR 2019?

Se você fez tudo direitinho e tem direito a uma restituição é melhor ficar atento, a Receita Federal separou em sete lotes da restituição do Imposto de Renda 2019 para pagar a todos, começando em Junho e indo até Dezembro. O tempo que você vai receber vai depender de quando você declarou, por isso pedem para declarar logo e não deixar para os últimos dias.

Sua restituição é corrigida pela taxa Selic, assim que é colocada a disposição de seu contribuinte, nesta etapa ela congela, ou seja, não recebe mais acréscimo.

Você deve fornecer sua agencia bancária e o número de sua conta, com isso o dinheiro da restituição será depositado no dia previsto. Caso haja algum erro no preenchimento ou a conta tenha sido fechada recentemente, seu dinheiro vai voltar ao Banco do Brasil e você deve fazer um pedido de seu pagamento diretamente ao Banco do Brasil. Tendo como prazo, caso ocorra um erro, é de um ano, se você esquecer ou não perceber, a requisição só poderá ser feita no site da Receita Federal, a onde você vai preencher um documento formal.

restituicao-imposto-de-renda

Consultar Lotes Restituição Imposto de Renda 2019 Receita Federal

Pode, claro que pode consultar os lotes da Restituição do IR 2019 pela internet. Para verificar se sua restituição foi liberada basta ir no site da Receita Federal.

Também é possível consultar por telefone, ligando 146 e selecionando a opção 3, ou usar o aplicativo da Receita em seu dispositivo móvel, seja ele Android ou iOS.

Você também pode cadastrar seu celular para receber em SMS ou Torpedo quando a restituição for feita, basta você cadastrar uma única vez, efetuar a ativação na página da Receita Federal.

Atenção: A taxa Selic é conhecida como taxa básica de juros, um importante indicador econômico utilizado no mercado financeiro, servindo de referencia a toda economia.

Mas e se a receita Federal achar que eu paguei menos, o que devo fazer?

Se você pagou menos do que deveria pagar na hora de sua declaração do IR 2019, então a Receita Federal, no fim do preenchimento de sua declaração, vai informar que você precisa pagar mais. Esse pagamento pode ser feito em boleto bancário ou debito automático.

Lotes Restituição Imposto de Renda 2019

lotes-restituicao-imposto-de-renda-calendario-receita-federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *