Imposto de Renda 2019 Declaração

Quem deve fazer a Declaração do Imposto de Renda 2019

A declaração do Imposto de Renda 2019 costuma gerar muitas duvidas aos brasileiros, entre elas a questão por que devo declarar e como devo declarar. Iremos por partes para não causar duvidas.

imposto-de-renda

O imposto de renda 2019 é o tributo pago ao Governo sobre os ganhos de seus pessoais de seu povo, salário, alugueis e etc, mas uma vez por ano, geralmente entre os meses de Março e Abril, o trabalhador deve enviar a Receita Federal sua declaração de Imposto de Renda, para saber se pagou ou não mais do que deveria.

Você vai pagar o valor de acordo com a sua renda, de forma simplificada aquele quem recebe menos, vai pagar menos e aquele que recebe mais irá consequentemente pagar mais. Outro detalhe importante é que na declaração deve informar os dados anteriores, exemplo estou, no ano de 2019 então vou declarar o imposto de Renda do ano de 2019, e o processo irá se repetir sempre.

Como Declarar Imposto de Renda 2019

Antigamente usavam-se dois programas distintos, um para a declaração e outro para enviar, mas atualmente usa-se apenas um que faz as duas funções de forma simples.

Tudo o que você precisa fazer é baixar o programa, de acordo com seu sistema operacional, o programa também possui atualização automática, se a Receita Federal mudar algo ele vai automaticamente atualizar, facilitando assim sua vida.

ir-declaracao

Atenção: Isso não significada que você pode usar o antigo, você deve ir no site da Receita Federal e baixar o programa novo que seja próprio para seu computador, para poder então realizar a sua declaração do IR 2019.

O que devo por na hora de declarar a Receita Federal?

Coisas como Mensalidade da Escola, Cursos Extracurriculares, gastos com médico e planos de saúde são comuns na hora da declaração. Mas existe muito mais coisas do que isso, tais como cirurgia plástica, neste pode até mesmo ser aquelas para fins estéticos, basta você ter em mãos o comprovante do custo do hospital. Médico no exterior também pode entrar na contagem, com o comprovante, mas as demais despesas como hospedagem e passagem não entram na contagem.

declaracao-imposto-de-renda

Aos cadeirantes uma boa noticia o gasto com a compra de uma cadeira de rodas pode se informada, ela vai entrar na área de despensas médicas, se por acaso não constar no hospital, tenha em mão o laudo e a nota fiscal. As próteses dentárias também se encaixam aqui, assim como a colocação e manutenção do aparelho, tendo é claro a comprovação de seu dentista. Outro que deve ser informado como despesas médica são as próteses mecânicas, devendo seguir a mesma regra da cadeira de rodas, se o hospital não tiver o dado, tenha seu laudo e sua nota fiscal. Aqueles que usam aparelho para regular o funcionamento do coração, o marca-passo, mas para que isso ocorra o aparelho tem que está incluído na conta do hospital ou na conta do médico.

Um outro fato importante é as despesas com massagistas, enfermeiras e assistentes sociais também podem ser incluídos no momento de declaração, mas apenas se o contribuinte ou dependente tenham ficado internados e esses gastos estejam inclusos na conta.

O que não devo fazer na Declaração do IR 2019

Uma coisa muito errada é sonegar seu imposto. Quando você preenche de forma errada sua declaração você está cometendo um crime grave.

Um exemplo fácil disso é, a empresa X pagou um salário Y para seus funcionários, a empresa x também paga seus impostos corretamente então fica lá registrado o quanto foi pago a cada um de seus funcionários, mas o funcionário R resolveu colocar que recebeu um número diferente de Y, colocou que recebeu T. Por conta disso a Receita Federal vai passar a malha fina em ambos, tanto na Empresa X quanto no funcionário R para vê qual dos dois está mentindo.

receita-federal-imposto-de-renda

Se quem errou foi o R, ele terá que pagar uma multa e poderá ficar preso por dois a cinco anos, se por acaso foi à empresa X quem errou, então o dono dela além de pagar a multa também vai preso de dois a cinco anos. Então quando for realizar sua declaração não minta, não tente ser o esperto, isso não vai ajudar você.

Se por acaso, quando você preencheu colocou um número errado, mas realmente for provado que foi sem querer, a Receita vai cobrar apenas o valor do imposto corretamente.

Um conselho é que quando for realizar a declaração, faça-a devagar, preste bem atenção, se programe com antecedência para que quando a hora chegar você não precisa ficar ligando para médico ou escola.

Mas quem é meu dependente?

imposto-de-renda-declaracao

Quando você inclui dependentes na Declaração do Imposto de Renda 2019 você reduz várias despesas e pague menos imposto, ou até recebendo uma restituição maior. Aqueles que podem entrar como dependentes são:

  • Seu filho, ou enteado, menor que 21 anos;
  • Seu filho, ou enteado, em qualquer idade, quando este tiver alguma deficiência física ou mental;
  • Seu filho, ou enteado, que seja universitário ou esteja cursando alguma escola técnica, sendo ele menor que 24 anos;
  • Seu irmão, neto ou bisneto que esteja sobre sua custodia, possuindo de 21 a 24 anos, e em qualquer idade se ele possuir alguma deficiência física ou mental;
  • Seu irmão, neto ou bisneto que esteja sobre sua custodia, que seja universitário ou esteja cursando um curso técnico e possuindo até 24 anos;
  • Menor pobre até os 21 anos, desde que tenha a guarda da criança de forma legal;
  • Pessoa incapaz, que não tenha nenhuma chance de se cuidar sozinha;
  • Companheiro com quem você já tenha um ou mais filhos;
  • Companheiro com quem você já está junto há mais de cinco anos;
  • Pais, avós e bisavós que tenham recebido algum rendimento tributável ou não de até R$22.847,76;

Sogros e sogras, desde que o casal faça a declaração juntos.

Fonte e informações: www.impostoderenda.net

Um comentário em “Imposto de Renda 2019 Declaração

  1. estou desempregada já há 2 anos. no ano passado, já dependente de meu marido, fiz a minha própria declaração, mesmo sem ter nada a restituir, pois possuo bens em meu nome.
    este ano, se eu me incluir como dependente do meu marido, não altera em nada o valor dele a restituir (ele é aposentado), minha duvidas:
    – os bens são meus (apto (que minha mae mora e carro em meu nome) deverão ser incluídos no IR dele?
    – devo simplesmente não declarar?
    – faço novamente meu próprio IR, mesmo que apenas para declarar bens e estando valores recebidos e dedutives em 0,00?

    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *