Quem deve declarar o Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024 Quem Deve Declarar

O imposto de renda é diferente dos demais impostos ao longo do ano, sendo feito apenas em um período determinado do ano, geralmente os meses de Março e Abril, ele se refere ao ano anterior aquele que você está, por exemplo, se estou no ano de 2014 vou declarar sobre o ano de 2013. Ele serve para a Receita Federal avaliar se você pagou ou não mais do que deveria em impostos.

imposto-de-renda-quem-deve-declarar

Atualmente é obrigatório pagar aquele que seu rendimento tributário tenha como valor total acima de R$28.123,91. Mas mesmo que você não precise declarar, é ideal que faça, para assim ter algumas vantagens.

A declaração do IR 2024 atual é feita através de um único aplicativo da Receita Federal, se você deve declarar o seu imposto, precisa baixa-lo, ele está disponível no site da Receita Federal e serve para todo o tipo de sistema operacional. Vale ressaltar que ele se atualiza sozinho, ou seja, se a Receita Federal mudar alguma coisa, ele vai atualizar automaticamente.

Se você já declarou tudo direitinho, não teve problema algum e não pagou menos do que devia, e nem entrou na malha fina, você vai poder receber sua restituição do IR 2024 corretamente no período entre Junho e Dezembro.

Caso você não contribuir ou entrega-la fora do período correto, você vai pagar uma multa que corresponde a 20% do imposto devido.

O que é a Restituição do IR 2024?

Quando fica claro que você pagou mais do que deveria em impostos, a Receita Federal restitui parte do seu dinheiro. Pagando por lotes que correspondem a época que você declarou. Ou seja, se você declarar logo nos primeiros dias vai receber em Junho, caso deixar para os últimos dias, provavelmente vai receber em Dezembro.

O ideal é declarar cedo, para que não haja problemas e receba sua restituição do Imposto de Renda 2024 logo.

Nesta época de desemprego muitos não atingem o valor máximo para a declaração, o que levanta várias duvidas sobre pagar ou não seu imposto de renda. Mas é importante que qualquer pessoa física declare seu imposto de renda, desde que ela não esteja incluída como dependente de mais alguém.

Um exemplo simples, se você teve alguma retenção de imposto de renda na fonte e, por conta disso, possuir direito à restituição, você deve apresentar a sua declaração caso queria recebe-la.

Comprovação de Renda

Isto é para aqueles que não são obrigados a declarar, mas a faz mesmo assim, uma vantagem. Já que ela pode ser solicitada, por exemplo, para a obtenção de empréstimo, vistos vinculados e outros.

Quem deve declarar IR 2024?

Todo o contribuinte que recebeu, num valor total pelo menos R$ 28 mil reais.

Se você optar pelo desconto simplificado, abre mão de todas as deduções consistidas na legislação tributária, em troca de uma dedução de 20 do valor dos rendimentos tributáveis.

quem-deve-declarar-imposto-de-renda

O que são deduções?

De forma simples, algumas despesas feitas durante o ano podem ser abatidas na declaração, o que faz você pagar menos imposto, isso é chamado de deduções.

Sendo possível reduzir os gastos com saúde (plano de saúde, médico, etc), educação (escola, faculdade, cursos técnicos e etc) e seus dependentes, por exemplo. Entram também na contagem pensões, suas contribuições à Previdência Social e muitos outros.

Ou seja, as deduções vão ajudar a reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda, diminuindo assim o valor a pagar ou aumentando as chances de restituição.

Quem são meus dependentes? 

Seus filhos, enteados ou menores acolhidos por você legalmente, menores que 21 anos ou 24, caso este seja universitário ou esteja cursando alguma escola técnica. Idosos e pessoas com deficiência mental ou física, e pessoas legalmente inválidos também entram nesta contagem.



Para mais informações acesse www.impostoderenda.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *