Imposto de Renda 2024 em Processamento

Consultar Situação do Imposto de Renda 2024

Fez sua declaração do imposto de renda 2024 e quer saber como acompanhar o processamento da declaração? Saiba como.

O prazo para entregar a declaração do imposto de renda finalizou no dia 28 de abril se você fez tudo direitinho quanto à declaração deve ficar atento em acompanhar o IR 2024 como está o processamento do imposto, ou seja, verificar se a Receita Federal aceitou as informações passadas em sua declaração de Imposto de Renda 2024 e se estas informações não estão divergentes.

imposto-de-renda-em-processamento

Para fazer esta consulta é possível fazer pelo site do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) onde é preciso ser cadastrado e ter um código de acesso. Para ter acesso através de cadastro pode ser feito no próprio e-CAC, no site da Receita Federal fornecendo suas informações pessoais como CPF, data de nascimento e outras informações como número do comprovante do imposto de renda que pode ser o número dos últimos comprovantes de imposto de renda dos últimos dois anos.

Quando for consultar seu processamento do imposto de renda algumas mensagens podem aparecer no momento da consulta, seguem algumas possíveis mensagens que podem aparecer enquanto pesquisa o processamento do imposto. Ao consultar o seu processo pode estar “Em processamento” indica que a declaração foi recebida e está no momento na base de dados da Receita Federal e que deve acompanhar o processamento; outra mensagem possível de aparecer é “Processada”, indica que a declaração foi encerrada e não há pendências; “Em análise”, a declaração foi recebida, está no banco de dados da Receita e para que finalize a análise é necessária alguma ação do contribuinte; “Alterada”, indica que a declaração foi analisada e sofreu mudanças e, para isso é necessário aguardar o envio de documento; “Retificada”, indica que a declaração anteriormente enviada para a receita foi modificada recentemente pelo contribuinte; “recepcionada pelo correio, indica que a declaração foi entregue pelo correios e está encaminhada à Receita”.

ir-em-processamento

Segundo a Receita Federal indica a importância de acompanhar seu extrato do processamento da declaração do imposto de renda e permite: a identificação de possíveis pendências que sua declaração pode ter e saber como resolver por meio de alguma retificação necessária ou através de agendamento de atendimento para apresentação de documentos; saber se as quotas da receita estão sendo pagas corretamente; solicitar a alteração ou cancelamento de débitos das cotas; identificar e parcelar possíveis débitos com a receita federal. Para consultar o extrato é necessário fornecer código de acesso ou certificado digital. No link http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual é possível visualizar todo o atendimento virtual do e-CAC, como o ícone de acesso, o ícone para gerar o código de acesso e informações sobre o certificado digital. Neste mesmo link há vídeos explicando como consultar o processamento do imposto, como fazer sua declaração com o sistema da receita; vídeos sobre parcelamento simplificado, pesquisa de situação fiscal, inscrição do CPF entre outros temas relativos à Receita Federal do Brasil.

Este ano, a Receita Federal estima que tenha recebido ao todo 28,3 milhões de declarações. Estas declarações serão pagas em sete lotes distribuídos entre junho e dezembro, sendo que o primeiro lote sai normalmente em junho. O último lote está previsto para dezembro sem data informada até o momento.



Para mais informações acesse www.impostoderenda.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *